O desafio de formar um time de alta performance
Um grupo de pessoas raramente aprende sozinho a liderar uma grande organização. Quanto maior a organização e mais complexo o ambiente de negócio, maior é a necessidade de se aprender as práticas da liderança em equipe.
Quando um grupo não tem o conhecimento e a experiência de liderança em equipe, costuma desenvolver práticas e comportamentos que podem comprometer a viabilidade da organização, tais como:
- Fechamento das diretorias em silos – independentes e, muitas vezes, competitivos e antagônicos entre si
- Comportamento, nas reuniões de Diretoria, voltado para uma falsa harmonia – problemas reais não são debatidos; conflitos e cobranças nunca acontecem abertamente
- Uma forte rejeição e desconfiança em relação ao novo – novos executivos duram pouco; novas idéias raramente são abraçadas ou implantadas
Organizações nas quais esses comportamentos estão instalados apresentam diversos traços comuns, fáceis de reconhecer:
- A liderança parece andar em círculos – decisões importantes são discutidas repetidamente, sem progresso
- As reuniões são chatas – porque o que é importante é discutido em outros lugares
- O que é combinado raramente é cumprido ― desvios e atrasos são a norma
- O CEO parece ser o único com responsabilidade por cobrar os demais líderes
- O moral é baixo – responsabilidades e prioridades não são claras; ninguém se sente feliz
Como a TABLE PARTNERS pode ajudar
A TABLE PARTNERS trabalha diretamente com CEOs aportando os conhecimentos e práticas necessários para transformar a equipe de liderança em um time eficaz:
- Desenvolvendo o CEO e sua equipe, on-the-job, na disciplina de Liderança em Equipe
- Apoiando cada executivo do time na difícil transição do modo de liderança centralizado para o modo de liderança em equipe
- Analisando e discutindo se a atual estratégia é a melhor para o futuro do negócio ou aquela que demanda menos colaboração e sinergia entre as áreas, de forma a preservar os silos organizacionais
- Implantando as práticas que promovem a clareza organizacional, tais como:
- Desdobramento de metas, do CEO ao funcionário
- Papéis e responsabilidades de áreas e indivíduos claramente definidos
- Avaliação de desempenho periódica
- Comunicação clara das decisões, após todas as reuniões da Diretoria (mesmo as semanais)