Cada vez mais, na Table Partners estamos trabalhando com empresas que receberam investimentos de fundos de private equity – o que os gestores dos fundos chamam de “portfolio companies”.
Em outro artigo – As práticas que diferenciam as empresas geridas pelos fundos de private equity – explicamos porque as portfolio companies costumam ter um desempenho superior até mesmo a empresas de capital aberto.
Nossa experiência, apoiando essas empresas em suas metas ambiciosas de crescimento, nos guiou a uma abordagem específica para os desafios deste tipo de empresa. Tipicamente esta abordagem compreende 4 frentes de trabalho:
1. Goal Setting
Frequentemente o primeiro projeto que fazemos em uma portfolio company, o Goal Setting é um conjunto de workshops que transformam o business plan em um conjunto de metas e ações combinado com o management e os acionistas. O Goal Setting é a ponte entre o business plan e a implementação.
2. Reduzir a incerteza na geração de receitas
Na maioria das portfolio companies atingir as metas de receita é a principal incerteza na realização do business plan. Na Table Partners nós desenvolvemos uma metodologia específica para reduzir a incerteza no cumprimento da metas de receita.
3. Ajustar a organização
Raramente se implementa uma nova estratégia sem mudanças importantes nos processos e na estrutura de empresa. Para facilitar este processo, a Table Partners emprega uma metodologia proprietária de redesenho organizacional que resulta em uma operação mais enxuta, com menos níveis hierárquicos e, ao mesmo tempo, gera menos resistência à mudança.
4. Garantir o bom funcionamento do conselho
Os sócios da Table Partners agregam uma experiência prática valiosa como facilitadores no funcionamento de conselhos, prevenindo os conflitos naturais, mas potencialmente disruptivos, entre investidores e empresários, e auxiliando o diálogo em momentos de impasse.