Como o All Things Digital havia dito, a Apple vai anunciar o novo iPad na próxima semana. Dia 24, Steve Jobs vai fazer 56 anos, mas não se espera que esteja presente para anunciar a nova versão do aparelho que revolucionou as indústrias de devices, de publishing e de desenvolvedores de apps e jogos.
Desta vez a Apple foi bem menos misteriosa no convite a formadores de opinião do que no ano passado quando, em 25 de janeiro de 2010, lançou a primeira versão. Na época, não se sabia nem o nome do device nem exatamente o que ele seria. Os rumores falavam que a Apple iria lançar o iSlate… Até o registro da URL em nome da Apple foi divulgado pela Internet como “prova” de que esta seria a marca do novo aparelho.
Anúncio do lançamento do iPad em 2010
Agora “sabemos” o nome, o objetivo e é bem possível que se acertem muitas das features presentes. Câmeras, form factor mais fino e mais leve, menor refletividade da tela para se usar sob a luz direta, processador mais rápido etc. Algumas especulações podem trazer surpresas, como a possibilidade da Apple colocar NFC (Near Field Communication), que permitira não só usá-lo como uma carteira de dinheiro virtual, como também um sem-número de aplicações em pontos de varejo, interatividade e publicidade. Outras surpresas serão o preço e a data de lançamento.
Anúncio para o lançamento do iPad2 em 2011
A Apple costuma seguir seu próprio caminho, mas o fato do anúncio do lançamento ter sido marcado para a mesma semana que o lançamento do Motorola Xoom, que vem ganhando reviews excepcionais não só da CES mas de vários especialistas, parece mostrar que, no mínimo, continua na liderança da tecnologia, do design e da experiência para o consumidor. Eu usei o Xoom há algumas semanas e adorei. Vamos ver o que os consumidores vão dizer. Será que o melhor sucessor do iPad será o iPad?
Curiosidade
Todas as versões do sistema operacional Android, originado de uma empresa com esse nome comprada pela Google em 2005, são nomes de doces. A primeira letra refere-se à versão. O primeiro telefone G1 da HTC foi Cupcake (Android 1.5). A versão atual é o Gingerbread. A versão 3.0 será a Honeycomb, uma versão otimizada para tablets. O 3.1? Icecream Sandwich.

O Donut (Android 1.6), o logo do Android e o falecido telefone Nexus One, o Cupcake (1.5) e a bomba de creme (Eclair 2.0) no Campus do Google na Califórnia.