p
Every society must be intentional about educating its leaders.
— Patrick Awuah
Você certamente já ouviu a brincadeira: “o Brasil é a Belíndia – metade Belgica, metade India”.
Ou a minha favorita: “o Brasil Engana – é metade England, metade Gana”.
Essas brincadeiras referem-se, naturalmente, à nossa disparidade econômica, que se reflete em diferenças sociais – de hábitos, costumes e valores – muito marcantes, entre a população e as regiões de renda mais alta e as de renda mais baixa. Enfim, os vários Brasis.
Depois de uma década de crescimento econômico, sustentado basicamente pelo aumento de renda da nossa “porção Gana”, brasileiros-ingleses e brasileiros-ganenses começam a dividir espaços sociais e também peso político na liderança de nossa sociedade.
Por essa razão, tornou-se ainda mais urgente prover à criança e o jovem brasileiros, de todas as classes e regiões, uma educação socialmente inteligente ou, pelo menos, informada.
Precisamos formar líderes competentes e responsáveis.
E se isso não for feito?
Para saber o que acontece em uma sociedade em que os líderes atribuem-se mais “entitlements” (direitos especiais) do que responsabilidades, basta olhar para… Brasília?
Não. Gana.
O vídeo abaixo mostra a palestra no TED, de Patrick Awuah, fundador da Ashesi University. Sua descrição dos problemas de uma sociedade com líderes que não funcionam reflete precisamente a missão da Table Partners e nossa visão de porque a formação de líderes eficazes é tão fundamental para o Brasil. (Se desejar legendas em português, você pode ir ao site original do TED).
p
Quem é Patrick Awuah?
Patrick G. Awuah Jr. é um ganense que passou mais de 15 anos vivendo e trabalhando nos Estados Unidos. Durante oito anos foi engenheiro de sistemas e gerente de projetos da Microsoft.
Experimentando em primeira mão o impacto dramático que a educação pode ter na vida de uma pessoa, Awuah embarcou em uma missão, em 1997, para melhorar a formação de líderes e da elite social de Gana. Para isso matriculou-se na UC Berkeley Haas School of Business, tanto para avaliar a viabilidade de seu objetivo, como para obter uma ampla gama de habilidades gerenciais com as quais a fundar e gerir uma universidade.
A missão da Universidade Ashesi é:
Educate a new generation of ethical, entrepreneurial leaders in Africa; to cultivate within our students the critical thinking skills, the concern for others and the courage it will take to transform a continent.
[Educar uma nova geração de líderes éticos e empreendedores na Africa; cultivar em nossos estudantes a habilidade de pensamento crítico, a preocupação pelo próximo e a coragem que será necessária para transformar um continente.]
Goldman Sachs e outras multinacionais da Africa Ocidental selecionam a maior parte de seus estagiários em Ashesi.