O mundo do entretenimento, principalmente o cinema e a TV, é conhecido pelo foco no retorno rápido. Não são raros casos de filmes que não são lançados devido a um screening fraco ou séries de TV canceladas no meio da primeira temporada, ao menor sinal de queda de audiência – ‘fickle audiences’, como a indústria costuma se referir. Enquanto isso, no mundo menos glamouroso e mais “nervoso” dos video-games, surpreendentemente, ‘fickle audiences’ não são sinônimo de fracasso.
Seria de se esperar uma situação ainda pior, tratando-se de uma indústria menos rica na qual, em geral, todas as fichas são colocadas em uma única aposta.
Contudo, ao avaliar a “audiência” dos jogos online – os MMOGs (Massively Multiplayer Online Games) – observamos, na TABLE PARTNERS, o oposto: jogos online são particularmente longevos. Novos hits vão se superpondo aos antigos, mas a audiência permanece fiel a seus favoritos, por muitos anos.
Para ilustrar, veja o gráfico abaixo, com dados obtidos no MMOGchart.com:
O tempo médio para um MMOG bem sucedido atingir seu pico de audiência é cerca de três anos. Nos três anos seguintes, a audiência tende a permanecer entre 50% e 100% do pico. Finalmente, nos anos 7 a 9 a audiência cai para a faixa de 25% do pico.
É claro que nesse mercado também há bastante mortalidade e, aparentemente, o “World of Warcraft” está mudando a face da indústria, mas mesmo aqueles de menor aderência, permanecem ativos por mais de 3 anos.
Segundo executivos da área, a vida média de um MMOG gira em torno de sete anos. Uma série de TV que chega a sete temporadas hoje, é considerada um enorme sucesso .
Outra vantagem do MMOG, sobre a produção audio-visual convencional, é que seu custo de manutenção é bem menor do que o de desenvolvimento, enquanto uma série ou animação precisa ser totalmente produzida, a cada temporada. Esse custo de produção tende até a se elevar, com a tendência dos talentos envolvidos inflacionarem seus valores, pelo próprio sucesso da série. Essa é a essência do MMOG: uma vez desenvolvido o ambiente, o conteúdo é gerado pelos jogadores, que podem passar anos “vivendo” (ou seja, criando novo conteúdo) nesse ambiente.
O próximo passo é rentabilizar a plataforma de maneira sustentável.