Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

O familiar empresário é um membro da família-empresária que, apesar de não participar no dia-a-dia do negócio, está envolvido em sua governança, devido a seu papel de acionista.

Os conflitos e tensões da família-empresária

A causa central de tensões e de conflitos nas famílias-empresárias é o desconforto e o desconhecimento de como debater e questionar a distribuição de responsabilidades, poder e riqueza.

Familiares-empresários conflitam inadequadamente sobre esse tema por duas razões:

  • Porque julgam que esse conflito não deveria ocorrer, mesmo quando estão convencidos de que ele é necessário. Por isso conflitam de forma tensa ou adiam o conflito, aumentando a tensão nas relações familiares
  • Porque, como a maioria de nós, ninguém lhes ensinou a conflitar de forma produtiva e preservando as relações pessoais. Por isso conflitam de forma inábil e bastante emocional

Na verdade, conflitar e preservar as relações familiares são os dois grandes objetivos, aparentemente antagônicos, que dificultam o dia-a-dia dos acionistas da família-empresária.

Como a TABLE PARTNERS pode ajudar

A TABLE PARTNERS trabalha diretamente com famílias-empresárias, aportando os conhecimentos e práticas necessários para promover conflitos saudáveis, que resultem em mudanças benéficas para as relações familiares e para o progresso do negócio.

Algumas preocupações e necessidades expressas por membros de famílias-empresárias, que podem contar com o apoio da TABLE PARTNERS, incluem:

  • Garantir a qualidade, atualidade e segurança/sustentabilidade da estratégia do negócio (inclusive para membros não-executivos da família)
  • Participar de reuniões de qualidade, no Conselho Familiar, gerando subsídios relevantes para o Conselho de Administração e a liderança do negócio
  • Desenvolver e implementar um plano de educação básica de negócios, para os membros da família-empresária
  • Desenvolver as Políticas de Longo Prazo da família-empresária: regras de governança, de sucessão no comando do negócio, etc.
  • Preparar/educar a família para o papel de governança do negócio
  • Capacitar os membros da família para conflitos produtivos e comunicação eficaz, em discussões de negócios
  • Definir a política de remuneração de membros da família atuantes na empresa
  • Planejar a sucessão do CEO ou do(s) membro(s) da família que comanda(m) o negócio

A TABLE PARTNERS ajuda ACIONISTAS a resolverem conflitos e promoverem o sucesso de seus negócios e suas famílias.