Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

O desafio de formar um time de alta performance

Um grupo de pessoas raramente aprende sozinho a liderar uma grande organização. Quanto maior a organização e mais complexo o ambiente de negócio, maior é a necessidade de se aprender as práticas da liderança em equipe.

Quando um grupo não tem o conhecimento e a experiência de liderança em equipe, costuma desenvolver práticas e comportamentos que podem comprometer a viabilidade da organização, tais como:

  • Fechamento das diretorias em silos – independentes e, muitas vezes, competitivos e antagônicos entre si
  • Comportamento, nas reuniões de Diretoria, voltado para uma falsa harmonia problemas reais não são debatidos; conflitos e cobranças nunca acontecem abertamente
  • Uma forte rejeição e desconfiança em relação ao novo – novos executivos duram pouco; novas idéias raramente são abraçadas ou implantadas

Organizações nas quais esses comportamentos estão instalados apresentam diversos traços comuns, fáceis de reconhecer:

  • A liderança parece andar em círculos – decisões importantes são discutidas repetidamente, sem progresso
  • As reuniões são chatas porque o que é importante é discutido em outros lugares
  • O que é combinado raramente é cumprido ― desvios e atrasos são a norma
  • O CEO parece ser o único com responsabilidade por cobrar os demais líderes
  • O moral é baixo responsabilidades e prioridades não são claras; ninguém se sente feliz

Como a TABLE PARTNERS pode ajudar

A TABLE PARTNERS trabalha diretamente com CEOs aportando os conhecimentos e práticas necessários para transformar a equipe de liderança em um time eficaz:

  • Desenvolvendo o CEO e sua equipe, on-the-job, na disciplina de Liderança em Equipe
  • Apoiando cada executivo do time na difícil transição do modo de liderança centralizado para o modo de liderança em equipe
  • Analisando e discutindo se a atual estratégia é a melhor para o futuro do negócio ou aquela que demanda menos colaboração e sinergia entre as áreas, de forma a preservar os silos organizacionais
  • Implantando as práticas que promovem a clareza organizacional, tais como:
    • Desdobramento de metas, do CEO ao funcionário
    • Papéis e responsabilidades de áreas e indivíduos claramente definidos
    • Avaliação de desempenho periódica
    • Comunicação clara das decisões, após todas as reuniões da Diretoria (mesmo as semanais)

A TABLE PARTNERS transfoma diretorias em TIMES DE LIDERANÇA de alta performance.