Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

A variedade de conselheiros tem aumentado no Brasil

Até há pouco tempo só havia aqui dois tipos de conselheiros: executivos que representavam suas empresas em investidas e joint-ventures; e pessoas de confiança ou notoriedade, convidadas a apoiar a tomada de decisão de acionistas controladores de grandes empresas privadas.

Hoje, com o fortalecimento do mecado de ações e de investimento privado, pelo menos dois novos tipos estão surgindo:

  • O conselheiro de uma verdadeira S.A., sem controlador individual, que responde perante o mercado pela segurança e performance da empresa
  • O investidor de private equity ou venture capital, que acompanha assiduamente o desempenho da empresa de capital fechado, a partir de sua posição no Conselho

Um quinto tipo de conselheiro também está se tornando mais frequente: o membro de uma família-empresária — em geral da terceira (G3) ou quarta (G4) geração — que não participa diretamente da gestão, mas acompanha o desempenho e a segurança do negócio, a partir do Conselho. Sobre as necessidades desses acionistas-conselheiros, e como a TABLE PARTNERS pode atendê-las, veja a página Familiar Empresário.

Sobre os desafios de cada um dos demais tipos de conselheiros — profissionais — e como a TABLE PARTNERS os apóia nesses desafios, leia o conteúdo dedicado ao INVESTIDOR, ao CONSELHEIRO e ao CONSELHEIRO DE S.A.

A TABLE PARTNERS ajuda CONSELHOS a funcionarem como motores do sucesso de suas organizações.