Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

Homicídios com arma de fogo, no Brasil e em outros países

Reagindo ao massacre de 49 pessoas, na boate em Orlando, o New York Times publica hoje, artigo que compara o número de homicídios por arma de fogo por 100 mil habitantes, nos EUA versus outros países desenvolvidos.

A matéria destaca que nenhum outro país ocidental, desenvolvido, chega perto da taxa americana de homicídios com arma de fogo e que os Estados Unidos “estão em um mundo diferente” desses outros países. Um gráfico, na matéria, busca enfatizar isto, comparando quantas pessoas morreriam por dia, nos outros países, caso eles tivessem a mesma população que os EUA (eixo vertical). O eixo horizontal mostra a renda per capita de cada país.

Homicidios Arma Fogo USA

Realmente, o número de assassinatos com armas de fogo, nos EUA, é muito superior ao dos outros países desenvolvidos.

Mas e o Brasil? Como estaria nesse gráfico?

Bom, para começar, nosso PIB per capita é menor do que o mínimo da escala horizontal. Mas fizemos os cálculos e aqui está. Incluimos o México – aquele país com os terríveis cartéis de tráfico de drogas – para termos outro país “pobre” para comparação:

Homicídios por Arma de Fogo, por Dia,
Caso o Brasil (e demais países) Tivessem a Mesma População dos EUA

Homicidios Arma Fogo Brasil

Realmente, se os EUA estão longe dos demais países desenvolvidos nós, infelizmente, estamos em outra liga. É como se, todo dia, nós tivéssemos 3 massacres de Orlando.

Essa situação veio se agravando – aceleradamente – de 1980 até 2003. A partir daí houve uma tendência, senão de melhoria, pelo menos de estabilização, provavelmente graças à distribuição de renda e a mais um fruto do nosso “dividendo demográfico” (60% das vítimas têm entre 15 e 29 anos; uma população mais velha tende a ter menos homicídios). Em 2012 (último ano da série), contudo, aparece uma tendência de retomada do aumento de homicídios.

Evolução do Número de Homicídios com Armas de Fogo,
por 100k habitantes/ano, no Brasil

Homicidios Arma Fogo Brasil Evolucao

Vale repetir o que já se disse tantas vezes: não cabe ao Estado explorar negócio, como portos, ferrovias, aeroportos, petróleo e tantos outros. Ao Estado cabe dar segurança à população e, nisso, o Brasil está falhando miseravelmente.


Para saber mais: Waiselfisz, Julio Jacobo (2015), Mapa da Violência: Mortes Matadas por Arma de Fogo; disponível em www.mapadaviolencia.org.br/pdf2015/mapaViolencia2015.pdf

Vote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigo
Loading...