Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

Enfrentando o furacão: reduzindo a incerteza na geração de receitas

Grafico Furacao

Nos negócios tudo é incerto. Entretanto, algumas incertezas podem ameaçar mais o valor futuro da empresa do que outras.

Na grande maioria das portfolio companies atingir as metas de receita é a principal incerteza. Bons gestores dominam a ciência de controlar custos, implantar bons processos e controles, mas a receita é a “wild card” dos planos de negócio.

Na Table Partners nós desenvolvemos uma metodologia específica para reduzir a incerteza no cumprimento da metas de receita.

Um dos pilares desta metodologia é a identificação, através de modelagem estatística rigorosa (simulação de Montecarlo), das variáveis que mais impactam o risco de cumprimento das metas de receita. O gráfico que resume os resultados da análise assemelha-se a um furacão – nome com que apelidamos nossa metodologia.

O gráfico à esquerda é um exemplo de um “furacão”:

 

De 10 variáveis analisadas, as três mais importantes – comissão do principal canal de vendas; eficácia do email marketing e taxa de conversão de um dos distribuidores – eram responsáveis por 76% da variabilidade – e 78% do risco de não-atingimento (downside) – do valor do negócio em 5 anos, previsto no business plan.

Um PMO (project management office) foi montado especificamente para garantir o desempenho da empresa nestas três variáveis. O trabalho do PMO eliminou cerca de 40% do risco de não-performance do investimento.

A metodologia do furacão ajudou investidas como ABRIL EDUCAÇÃO e ATRIUM TELECOM a reduzirem seus riscos de execução.

VEJA COMO ALINHAMOS A ORGANIZAÇÃO DE UMA PORTFOLIO COMPANY À SUA ESTRATÉGIA

Vote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigo
Loading...