Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

2 mil anos de história econômica em um gráfico

O gráfico abaixo mostra a particpação das diferentes regiões do planeta no PIB mundial, desde o ano 1 AD até 2011.

Em amarelo estão países/regiões da Ásia; em azul os países europeus e os EUA.

É lógico que em 1000 AD não havia, por exemplo, um país chamado EUA. O dado refere-se à criação de valor pelos habitantes (indígenas) da região que hoje corresponde aos EUA.

As fontes destes dados (ver nota abaixo) são estimativas de diversos estudiosos de história econômica, em especial Angus Maddison.

Você já deve ter percebido o que este gráfico tem de mais surpreendente:

 Participação de Países e Continentes no PIB Mundial

  • Historicamente, a atividade econômica ocorria na Ásia. O ciclo dos descobrimentos, a partir de 1500, aumentou o predomínio dos países europeus (incluindo a Russia), o que se acelerou enormemente a partir da Revolução Industrial – entre 1820 e 1870.
  • Aparentemente este ciclo chegou a seu máximo logo após a 2a. Guerra Mundial. De lá para cá a Asia tem recuperado consistente e aceleradamente seu predomínio na economia mundial.

Em resumo: não é de hoje que o fenômeno asiático está acontecendo. Se nenhuma nova “revolução industrial” ocorrer, esta parece ser uma tendência secular, que deve se prolongar por muitos anos (séculos?). Surpreendentemente, para este propósito a “revolução digital”, até o momento, não mostrou ser esta nova “revolução industrial”.

Fontes:

 

Vote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigo
Loading...