Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

Sucessão, conflitos e outras coisas de família

Agora, neste momento, muitas – MUITAS! – empresas brasileiras estão passando por uma transição, de seus atuais acionistas-empresários para seus sucessores.

Isso está acontecendo num momento muito particular, em que essas empresas estão crescendo bastante e – como toda empresa que cresce aceleradamente – estão expostas a riscos e desafios que podem levar o negócio a uma crise.

É claro que a sobrevivência e o sucesso dessas empresas dependerá de como vão conduzir sua sucessão. Mas, numa escala maior, a forma como nossa economia e sociedade emergirão deste período depende do resultado agregado dessas sucessões.

Pirâmide ou cilindro?

Nós podemos emergir uma economia baseada em uma sólida fundação de muitas empresas familiares de grande porte, sediadas pelo Brasil adentro; ou nós podemos, após um período de turbulência, terminar com essas empresas familiares quebradas ou adquiridas e consolidadas em grandes grupos.

O Brasil não vai deixar de crescer, de uma forma ou de outra, mas a cara da nossa economia será bem diferente, em cada um destes cenários:

No primeiro teremos um processo “darwiniano” muito mais rico e saudável, com muitos concorrentes fortes disputando as posições de grandes grupos nacionais, nos diversos setores. Uma pirâmide.

No segundo cenário, teremos os mesmos grandes players atuais ficando ainda maiores, mais inchados, e a economia mais cartelizada. Um cilindro.

Pirâmides são mais estáveis do que cilindros

É melhor, para nós, que as empresas familiares façam sucessões bem sucedidas (trocadilho intencional).

Que escolham bem seus novos líderes; que eles tenham liberdade para agir e inovar, sem serem sufocados pelo atual controlador; que conflitos, naturais em qualquer família, não paralisem os negócios.

Sua família não é a primeira nesta situação – informe-se!

Por essa razão, é importante que o maior número possível de famílias empresárias busquem ajuda para seus processos sucessórios. No mínimo que se informem sobre maneiras de conduzí-los e sobre como outras famílias enfrentaram os mesmos desafios.

Para isso, recomendo a leitura do livro “Empresa Familiar – Construindo Equipes Vencedoras na Família Empresária“.

O autor, Eduardo Najjar, tem mais de 15 anos de experiência ajudando famílias empresárias a transitarem para uma nova liderança forte, competente e livre para criar suas próprias soluções para os desafios do nosso tempo.

Vote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigo
Loading...