Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

A Vantagem

Nosso übber-guru, Patrick Lencioni – fundador do Table Group – está lançando um novo livro, esta semana.

Eis os comentários do próprio Lencioni, sobre o novo livro:

A Vantagem

Eu estou realmente animado de anunciar que meu novo livro está sendo lançado esta semana. O livro se chama  A Vantagem e o subtítulo é Porque a saúde organizacional vence tudo mais nos negócios.

É certamente o livro mais completo e importante que eu escrevi até o momento, trazendo muitos dos conceitos de meus livros anteriores e prática de consultoria para um só lugar.

A saúde organizacional vence tudo mais nos negócios?

Eu percebo que o subtítulo é uma afirmação bastante ousada, mas eu sinceramente acredito que é verdade. Deixe-me explicar o porquê.

A maioria dos líderes que estão à procura de uma vantagem competitiva para suas organizações tendem a se concentrar nas clássicas atividades intelectuais de negócios. Isto inclui coisas como estratégia, marketing, finanças e tecnologia. Por mais que estes assuntos sejam importantes, eles perderam muito do seu impacto, porque se tornaram tão comoditizados.

Nesta era da informação ubíqua, onde todos têm acesso instantâneo a praticamente tudo através da internet, é quase impossível estabelecer e proteger uma vantagem baseada em conhecimento. Idéias simplesmente se espalham muito rapidamente nos dias de hoje. Até as menores organizações estão usando ferramentas financeiras, estratégicas e tecnológicas relativamente sofisticadas. Na verdade, essas ferramentas e conhecimentos tornaram-se pré-requisitos para poder “jogar”.

Onde a coisa realmente pega

No entanto, existe um conjunto particularmente nocivo de problemas que permanece largamente não resolvido na maioria das empresas. Ele corrói a produtividade e o moral, e leva os melhores funcionários a pedirem demissão.

Como se não bastasse isso, este problema impede a organização de empregar a inteligência e talento que possui naqueles temas tradicionais, como estratégia, marketing, finanças etc.

Estou falando de politicagem e confusão organizacionais.

A vida como deve ser

Organizações saudáveis ​​minimizam jogos políticos e confusão, levantando o moral e a produtividade a níveis que seus concorrentes sequer podem imaginar.

Elas também atraem e retêm os melhores talentos. Elas conseguem utilizar toda a inteligência que possuem e quase sempre encontram maneiras de ficar ainda mais competentes. 

Eu não posso imaginar uma vantagem competitiva maior do que essa.

E você?

E, no entanto, a maioria dos líderes ainda gasta a maior parte de seu tempo e energia tentando tornar suas organizações mais inteligentes. 

Isso faz sentido porque é assim que eles foram treinados, e é aí que eles sentem-se mais confortáveis. Eles geralmente preferem temas quantitativos, objetivos e impessoais ao invés de tópicos mais integrativos, abrangentes e relativamente subjetivos, mesmo quando aqueles temas geram pouco benefício e deixam suas organizações atoladas em falta de saúde.

A cura

Então como uma organização faz para se tornar mais saudável? 

Bem, é sobre isso que A vantagem  trata. 

Claro que a solução não é muito complicado. Mais do que inteligência, complexidade ou experiência, ela exige coragem, bom senso e persistência. 

Trata-se de uma abordagem com quatro frentes, que pode ser aplicada em questão de dias ou semanas, e que produz resultados marcantes em um ou dois meses. O processo é tão envolvente e prático quanto confiável.

Se você decidir ler A Vantagem, eu espero que isso permita que você transforme sua organização, seja ela uma empresa, um departamento dentro da empresa, um pequeno empreendimento, uma escola ou uma igreja. 

Minha meta é que um dia, no futuro, os princípios simples contidos aqui sejam prática comum e que, como resultado, vendedores, caixas de banco, CEOs e todo mundo que trabalha em uma organização sejam mais produtivo, bem sucedidos e realizados.

Atenciosamente,

 

Vote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigo
Loading...