Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

Como você determina a estratégia da sua empresa?

Muitas empresas reservam esta época do ano para rever seus planos estratégicos. Passados os períodos de maior aquecimento do varejo, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, e antes do movimento prenatalino, as empresas encontram um ambiente adequado para rever seu planejamento, antes que o processo de preparação do orçamento do ano seguinte se inicie.

A sua abordagem para definição da estratégia é a mais indicada?

Empresas usam duas abordagens para definir uma estratégia: de dentro para fora ou de fora para dentro.

  • Questionamentos “de dentro para fora”: O que a nossa empresa faz bem? Quais são nossas capacitações? Como podemos aumentar nosso market share ou melhorar a nossa produtividade?

 

  • Questionamentos “de fora para dentro”: Quais são e como estão evoluindo as necessidades do consumidor? Nossa proposta de valor é percebida como superior à da concorrência? Como novos competidores estão antecipando e atendendo a estas novas demandas?

 

Como, em muitos casos, o ciclo de planejamento estratégico das empresas é visto como parte ou antecedente ao processo detalhado de planejamento orçamentário, é muito comum que a estratégia seja feita de dentro para fora, ignorando tendências ou mudanças relevantes no mercado. A médio prazo, esse pensamento pode levar as empresas a perder relevância ou até mesmo a desaparecer.

Strategy from the Outside In

Recentemente estive com o professor George Day em um evento na The Wharton School.  Junto com Christine Moorman, ele publicou o livro Strategy from The Outside In em que explora esta questão. O livro vem recheado de casos de empresas que optaram por uma ou outra abordagem mas, diferentemente de muitos livros de negócios, não traz uma receita de bolo mágica para trazer a perspectiva de mercado para centro das decisões estratégias.

Vote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigo
Loading...