Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

Teste suas atitudes de líder

A quantidade de listas sobre os papéis e os comportamentos desejados dos líderes é quase infinita. Mesmo aqui, no site da Table Partners, nós gostamos de listar as coisas que líderes devem fazer, saber ou ser.

Mas, no final das contas, todas essas recomendações visam um conjunto de atitudes – coisas que o líder deve fazer repetidamente, todo dia. Como diz uma frase de Aristóteles, que temos escrita em uma parede de nosso escritório, “nós somos aquilo que fazemos repetidamente”.

Portanto, aqui vai uma lista daquilo que é mais importante fazer repetidamente, para que sua liderança tenha sucesso.

Para torná-la mais útil, cada item vem com uma escala para você avaliar aquilo tem feito com mais frequência – – e o que provavelmente poderia fazer mais regularmente – .

Criar e atingir metas

Facilite o entendimento, pela equipe, da missão da empresa e do que se espera de cada um, estabelecendo metas que sejam:

① ② ③ ④ Concisas – simples e fáceis de entender.

① ② ③ ④ Focadas – no menor número possível de metas.

① ② ③ ④ Comunicadas frequentemente à organização, através de vários canais (nas reuniões com a equipe, em conversas individuais, em emails, etc.). E repetidas frequentemente!

① ② ③ ④ Acompanhadas pelos próprios membros do time, para que eles sejam donos dos resultados.

Motivar as pessoas

O que você premia acaba sendo feito. Tão simples quanto isso.

① ② ③ ④ Incentive os funcionários a fazerem bem as tarefas que são mais críticas para o atingimento das metas. Tenha certeza de que os incentivos tenham significado para as pessoas. Conheça cada colaborador e o que ele ambiciona no trabalho e na vida. É assim que você saberá como premiá-los.

① ② ③ ④ Elogie, agradeça e dê crédito pelas contribuições, grandes e pequenas, dos colaboradores. Se você já faz isso frequentemente, então faça mais frequentemente ainda.

① ② ③ ④ Comunique expectativas elevadas. As pessoas crescem ou se mediocrizam, em função das expectativas que você estabelece. Estabeleça-as altas e você estará comunicando “eu acredito na sua capacidade de realizar grandes coisas!”

① ② ③ ④ Empower sua equipe, delegando responsabilidade.

① ② ③ ④ Celebre as conquistas da equipe frequentemente.

① ② ③ ④ Promova o divertimento. Faça do ambiente de trabalho um lugar divertido para se estar. O trabalho precisa ser feito, mas espontaneidade e graça fazem toda diferença na cultura de sua organização.

① ② ③ ④ Orgulhe-se. Cultive o senso de orgulho em seu time. Adote símbolos e pequenos rituais; discuta as forças individuais e as do time.

Dar o exemplo

Você precisa praticar e ser um exemplo daquilo que espera das pessoas. É assim que você estabelece confiança e credibilidade.

① ② ③ ④ Demonstre a atitude correta participando das atividades da equipe o máximo que sua posição permitir.

① ② ③ ④ Seja honesto. Cumpra suas promessas. Ações falam mais alto do que palavras.

① ② ③ ④ Desafie-se. Faça o melhor que for capaz – e um pouco mais – da mesma forma que você pede que a equipe faça.

① ② ③ ④ Conte o que tem feito. Da mesma forma que você precisa que seus colaboradores de vez em quando contem o que realizaram, para que você possa reconhecer e elogiá-los, eles também precisam saber no que você têm trabalhado e o que tem tido de sucesso.

① ② ③ ④ Mantenha-se afiado. Você precisa ser competente, para que as pessoas queiram trabalhar com você. Você precisa ser competente tecnicamente e politicamente também. Se você não estiver melhorando e aprendendo regularmente, nessas duas áreas, então você está ficando para trás. Saiba o que há de mais atual em seu negócio, seu mercado e na comunidade interna e externa de sua empresa.

Inspirar a organização

Combine as seguintes atitudes:

① ② ③ ④ Mostre uma visão positiva do futuro. Por que você está onde está? O que você espera vir de bom, do esforço que você e sua organização fazem todo dia?

① ② ③ ④ Demonstre compromisso com a melhoria das coisas que você for encontrando pelo caminho. Isso é o que transformará sua visão positiva em realidade.

① ② ③ ④ Faça mais com menos, sempre que os recursos estiverem escassos para o que se deseja.

Estabelecer processos

Um bom processo é como um equipamento de alta performance. Processos frouxos provocam colapsos. Por isso, garanta os seguintes hábitos em sua equipe:

① ② ③ ④ Estabeleça rotinas. Do this for the team and also work with each individual to come up with their own high productivity routines. These are routines that dictate what work is done when.

① ② ③ ④ Estabeleça processos para todas as atividades que sejam feitas repetidamente – documente-as e sistematize-as inteligentemente. Inicialmente isto requer investimento de tempo, mas o retorno virá na forma de menos erros e menos tempo desperdiçado em correções e ajustes.

① ② ③ ④ Defina as responsabilidades e tarefas de cada um, sempre que possível de acordo com as forças de cada indivíduo.

Antecipar mudanças

Acolha mudanças, antecipando-se a elas. Sua visão antecipada do que, porque e quando mudanças deverão ocorrer transmite clareza e segurança à equipe.

① ② ③ ④ Mude rotinas trimestralmente. Descubra e implemente maneiras melhores de atingir as metas da organização.

① ② ③ ④ Assuma riscos. Não tenha medo de errar. Grandes melhorias são descobertas cometendo-se erros.

① ② ③ ④ Aprenda. Discuta os erros e acertos em equipe. Faça do aprendizado e discussão contínua sobre o negócio uma característica importante da sua organização.

① ② ③ ④ Encorage sua equipe a também assumir riscos inteligentes, tornando seguro “falhar inteligentemente”.

Promover a equipe

Dê suporte à sua equipe e ela dará suporte a você.

① ② ③ ④ Promova seus subordinados. Faça com que os sucessos de seus colaboradores sejam conhecidos fora de sua organização. Não se preocupe em perdê-los: para cada “estrela” que você perde, muitas outras farão fila para trabalhar com você – o líder que cria estrelas. E quanto mais executivos de sucesso há no mercado, com um sentimento de gratidão por você, mais chances de realizar bons negócios você terá.

① ② ③ ④ Promova seu time. É sua responsabilidade divulgar os sucessos de sua equipe, para que ela receba o reconhecimento, os recursos e a premiação que merece.

① ② ③ ④ Lute pelos recursos e pelas mudanças essenciais para o sucesso de sua organização. Mas lembre-se de escolher suas batalhas com sabedoria.

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