Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

A porção Gana que queremos para o Brasil

p

Every society must be intentional about educating its leaders.

Patrick Awuah

Você certamente já ouviu a brincadeira: “o Brasil é a Belíndia – metade Belgica, metade India”.

Ou a minha favorita: “o Brasil Engana – é metade England, metade Gana”.

Essas brincadeiras referem-se, naturalmente, à nossa disparidade econômica, que se reflete em diferenças sociais – de hábitos, costumes e valores – muito marcantes, entre a população e as regiões de renda mais alta e as de renda mais baixa. Enfim, os vários Brasis.

Depois de uma década de crescimento econômico, sustentado basicamente pelo aumento de renda da nossa “porção Gana”, brasileiros-ingleses e brasileiros-ganenses começam a dividir espaços sociais e também peso político na liderança de nossa sociedade.

Por essa razão, tornou-se ainda mais urgente prover à criança e o jovem brasileiros, de todas as classes e regiões, uma educação socialmente inteligente ou, pelo menos, informada.

Precisamos formar líderes competentes e responsáveis.

E se isso não for feito?

Para saber o que acontece em uma sociedade em que os líderes atribuem-se mais “entitlements” (direitos especiais) do que responsabilidades, basta olhar para… Brasília?

Não. Gana.

O vídeo abaixo mostra a palestra no TED, de Patrick Awuah, fundador da Ashesi University. Sua descrição dos problemas de uma sociedade com líderes que não funcionam reflete precisamente a missão da Table Partners e nossa visão de porque a formação de líderes eficazes é tão fundamental para o Brasil. (Se desejar legendas em português, você pode ir ao site original do TED).

p

Quem é Patrick Awuah?

Patrick G. Awuah Jr. é um ganense que passou mais de 15 anos vivendo e trabalhando nos Estados Unidos. Durante oito anos foi engenheiro de sistemas e gerente de projetos da Microsoft.

Experimentando em primeira mão o impacto dramático que a educação pode ter na vida de uma pessoa, Awuah embarcou em uma missão, em 1997, para melhorar a formação de líderes e da elite social de Gana. Para isso matriculou-se na UC Berkeley Haas School of Business, tanto para avaliar a viabilidade de seu objetivo, como para obter uma ampla gama de habilidades gerenciais com as quais a fundar e gerir uma universidade.

A missão da Universidade Ashesi é:

Educate a new generation of ethical, entrepreneurial leaders in Africa; to cultivate within our students the critical thinking skills, the concern for others and the courage it will take to transform a continent.

[Educar uma nova geração de líderes éticos e empreendedores na Africa; cultivar em nossos estudantes a habilidade de pensamento crítico, a preocupação pelo próximo e a coragem que será necessária para transformar um continente.]

Goldman Sachs e outras multinacionais da Africa Ocidental selecionam a maior parte de seus estagiários em Ashesi.

Vote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigo
Loading...