Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

Debatendo e cobrando compromissos do time

Você já entendeu as características de um time de liderança eficaz: os membros confiam uns nos outros, têm conforto com o conflito de pontos de vista e com a cobrança mútua, comprometem-se com as decisões do time e focam seus esforços em resultados e não em rivalidades internas.

Leia mais sobre as características de times eficazes

Você reconhece a importância da afiliação primária ser com seu time de pares e não com seus subordinados.

Mesmo asssim, está difícil para você, adotar o novo modo de funcionamento em equipe!

Seus colegas continuam escondendo o jogo em discussões importantes e depois de terem, aparentemente, “concordado e se comprometido” com uma decisão, você descobre que para vários deles o combinado era “só discurso” e não é cumprido. Você agora se sente desobrigado a cumprir outro combinado, que sabe ser importante para alguns deles, mas que envolve sacrifício da sua parte. Ou desabafa com seus  subordinados, inadvertidamente semeando conflito entre sua equipe e a de outras áreas.

Logo a ideia de “time de liderança eficaz” começa a se tornar um ideal distante, uma quimera.

O que fazer?

O difícil passo da cobrança

Uma grande ajuda, para quem teme a gravidade do conflito que pode resultar da cobrança dos pares, é o trabalho dos consultores da Vital Smarts.

Eles pesquisaram e mapearam como pessoas particularmente hábeis em situações críticas de debate e cobrança conduzem essas interações cruciais e o resultado dessa pesquisa é um conjunto de Crucial Skills®:

  • Crucial Conversations — para discussões importantes (high-stakes) que envolvem opiniões divergentes e emoções carregadas
  • Crucial Confrontations — para endereçar quebras de “contratos”, violação de expectativas e mau comportamento

O resultado do trabalho é um conjunto de orientações práticas e ferramentas para participar de debates e cobranças com maior sucesso. Nós, que utilizamos bastante estes conceitos em nossos clientes, sintetizamos o conteúdo e traduzimos para o nosso contexto as ideias e práticas de Al Switzler, Ron McMillan, Joseph Grenny, Kerry Paterson e David Maxfield, autores e sócios da Vital Smarts.

Este resumo encontra-se neste Insights em Slides. Aproveite!

Vote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigo
Loading...