Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

Até onde crescerá a publicidade online?

Em 2008 a TABLE PARTNERS realizou uma projeção do crescimento da publicidade online, nos EUA, utilizando o Modelo de Bass (curva S).

Em nossa visão, alguns movimentos de players como Google (redução de custos, desinvestimentos) indicavam que esses players provavelmente estavam observando a mesma tendência.

De fato, os resultados da projeção de 2 anos atrás têm se mostrado mais precisos do que poderíamos imaginar.

Na ocasião previmos que a publicidade online no mercado americano já estava muito próxima de seu share máximo do bolo publicitário e que não deveria mais crescer acima do mercado, a menos que inovações tecnológicas criassem novos espaços de mercado (ex: publicidade em celulares). Em outras palavras: ao contrário dos anos anteriores, quando o bolo publicitário americano caísse, a publicidade online também cairia.

Mesmo um ano “imprevisível”, como foi 2009, confirmou essa previsão: a Internet perdeu verba publicitária, como o restante do mercado, e continua com o mesmo share – 14% – do bolo americano, de dois anos atrás.

Segundo nossa modelagem de 2008 o Brasil ainda apresentava potencial de crescimento do share de publicidade online, para mais alguns anos (estava ainda na ‘cúspide’ da curva S). Também essa precisão se confirmou em 2009.

Veja, abaixo, uma breve explicação sobre a metodologia da curva S e uma síntese dos nossos findings sobre os limites de crescimento da publicidade online americana.

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