Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

App stores – o novo campo de batalha online

Distimo – uma espécie de Ibope das App stores – apresentou estatísticas desse novo mercado no Mobile World Congress 2010, no começo do ano, em Barcelona (15-18/fev).

A grande conclusão da apresentação é: Apple (com o ecosistema iPhone/Pad-App Store) e Google (com plataforma Android para o mundo mobile) estão a caminho de um grande clash.

Isso é bom para todos: desenvolvedores de aplicativos, fabricantes de aparelhos e consumidores.

Mas quem deve ganhar muito com essa tendência são as operadoras de celular: a demanda por serviço de dados tende a explodir. A AT&T – parceira exclusiva da Apple no iPhone e no iPad, nos EUA – já enfrenta problemas graves de congestionamento de rede em várias cidades americanas.

Alguns dados que também se destacam da apresentação da Distimo:

  • Mesmo concorrentes fortes e, supostamente, competentes da Apple, como Blackberry e Nokia simplesmente não conseguem articular uma oferta minimamente coerente e atraente de aplicativos. É espantoso.
  • A Microsoft confirma a sua falta de DNA para o mundo IP (Web, mobile, etc.), com uma atuação patética no mercado de aplicativos – preços equivocados, incapacidade de motivar desenvolvedores, marketing inexistente…
  • Modelos de monetização dos aplicativos começam a viabilizar players grandes e rentáveis
  • Não só de aplicativos de $0,99 vive o mundo App – produtos de preço maior faturam mais do que os best-sellers de $0,99

Confira a apresentação:

Vote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigo
Loading...