Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

Líder: Honor the Room

Recentemente, os alumni da Wharton Business School promoveram em São Paulo um encontro sobre Liderança com o Professor Michael Useem, principal especialista de Wharton sobre o tema.

Através do estudo de como grandes organizações atravessaram a recente crise mundial, Useem identificou atributos de liderança que antes não constavam no que chamou de seu “template de liderança”. Os novos atributos, que agora compõem uma lista de 11 características de líderes de sucesso, mesmo durante uma crise severa, são:

  • Comandar o processo de decisão
  • Ouvir ativamente
  • Agir por um propósito maior que seu próprio interesse

Contudo, por mais pertinentes que sejam estes atributos – Useem exemplifica a sua ausência em líderes de instituições financeiras que precipitaram a recente crise mundial – o que mais me chamou a atenção foi um atributo que já constava em seu “template de liderança”: HONOR THE ROOM – honrar “a sala” ou seja, o time de gestão.

Honortheroom

Segundo Useem, os líderes que  “honram a sala” expressam frequentemente sua confiança e apoio à equipe ou seja, deixam clara sua confiança e comprometimento com o time – dois fundamentos da liderança eficaz, segundo nosso “guru”, Patrick Lencioni.

A observação do Prof. Useem também fortalece uma descoberta de outro importante guru de negócios, Jim Collins, autor de Good to Great. Collins identificou uma estranha forma de atuar, na maioria dos líderes de empresas de muito sucesso: “first who, then what“– primeiro trazer a bordo as pessoas certas, depois decidir o que cada um irá fazer. Usando uma metáfora náutica: primeiro formar uma tripulação de excelentes velejadores, depois definir o posto de cada um.

Ao honrar a sala, o líder demonstra, não que é um indivíduo especialmente capacitado, mas que trabalha em time e com o time certo.

Você pode assitir o Prof. Useem falar sobre as demais características do líder de sucesso, no vídeo abaixo, ou ler sobre elas em seu best-seller The Go Point.

Vote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigo
Loading...