Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

Como ensinar nossos filhos a trabalhar em times que funcionam

No mes passado, perguntamos quais seriam as melhores maneiras de ensinar nossos filhos a trabalhar em times que funcionam.

Na ocasião, comentamos que trabalhos escolares, em grupo – uma das raras oportunidades de trabalho em equipe que as escolas dão a nossos filhos – muitas vezes funcionam como DESincentivo porque as crianças acabam constatando, na prática, que grupos de trabalho não se transformam em times naturalmente. Trabalhar em um time eficaz é uma disciplina e, como toda disciplina, precisa ser ensinada e aprendida.

Como fazer isso, foi a pergunta que fizemos online.

Recebemos 57 respostas, de 11 países diferentes.

Como ensinar nossos filhos trabalhar times eficazes time eficaz

VERDE = Não precisa; AZUL = Midia e escolas ensinam os pais; VERMELHO = Aulas na escola; AMARELO = Nos esportes

O ensino e prática dos esportes despontou como a opção favorita – escolhida por um terço (33%) dos respondentes – para preparar nossas crianças para atuarem em times eficazes, quando adultos.

Como ensinar nossos filhos a trabalhar em times eficazesEm segundo lugar – com 30% das respostas – vem a opção de aulas específicas, de trabalho em times eficazes, nas escolas.

Cerca de uma em cada cinco pessoas (21%) acredita que as crianças de hoje não precisam ser melhor preparadas para trabalhar em times.

Finalmente, 16% das pessoas preferiria que a mídia e as escolas preparassem os pais para ensinarem seus filhos, em casa, a trabalhar em equipe. Faz sentido porque, como disse uma leitora, “nós, adultos, deveríamos também ser um exemplo positivo”.

Vote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigo
Loading...
  • Pingback: Table Partners » Qual a sua proposta?()

  • ARNALDO FRANCO

    Na realidade acredito que as escolas deveriam trabalhar melhor o tema, utilizando as oportunidades onde festas e trabalhos deveriam SEMPRE serem realizados em times de alunos. Tanto no esporte quanto nos trabalhos escolares há ótimas oportunidades para essa prática, seguidos de algum “debriefing” das atividades.

  • Pingback: Qual a sua proposta? — Table Partners()