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Consultoria de estratégia e liderança

Começando, do zero, uma nova Diretoria

Sua empresa e seu maior concorrente acabam de se fundir. Uma nova Diretoria foi escolhida, com líderes das duas organizações, tendo você como CEO. Em poucos dias você terá a primeira reunião de trabalho desse novo grupo de liderança.

Como começar, com o pé direito, o desafio crucial de transformar esse grupo em um time eficaz?

Você e os acionistas concordam que formar uma nova Direção, com membros das duas organizações, é essencial para superar a forte cultura de rivalidade entre as duas organizações e acelerar a construção de uma nova identidade, que permita uma empresa muito maior e mais forte.

Entretanto, em nenhum lugar essa rivalidade é mais forte do que na própria Direção. Por experiências anteriores, você sabe que, no primeiro momento, o simples alívio de estar entre os “escolhidos” para compor a nova liderança, parecerá suficiente para todos começarem uma “vida nova”, mas muito em breve os antigos antagonismos ressurgem com nova força, ameaçando dividir a organização em duas facções rivais, irreconciliáveis.

Eis algumas mensagens que você pode transmitir, desde a primeira reunião no novo grupo, para acelerar a formação do novo time, coeso e eficaz:

  1. Todos têm que expor sua opinião e defender seu ponto de vista, mesmo que isso provoque conflitos e discussões com outros diretores, que tenham pontos de vista diferentes. Em suma: não há nada de errado com conflitos e debates acalorados no grupo.
  2. Decisões importantes, tomadas no grupo, só são revogáveis no grupo. “Mudanças de idéias”, por um sub-grupo, fora da reunião, não serão aceitas. Eventuais fatos novos ou fatores imprevistos deverão ser trazidos ao grupo para re-discussão. De maneira geral, sub-fóruns, informais, não são aceitáveis – o local de discussão e tomada de decisão da nova Direção é esse grupo.
  3. Toda decisão importante, tomada no grupo, deverá ser comunicada à organização, nas 24 horas seguintes à reunião. Um item permanente, na agenda das reuniões do grupo, é a forma/conteúdo da comunicação das decisões tomadas. Cada diretor é responsável por comunicar a seus subordinados, na forma definida no grupo, as decisões tomadas e instruir esses subordinados a transmitirem a informação às suas áreas, da mesma forma – criando, assim, um processo disciplinado de comunicação em cascata, de todas as decisões importantes da Direção.
  4. Você confia nos membros grupo e, por isso, sente-se confortável de reconhecer quando erra ou quando não conhece tudo sobre um assunto.

Que outra mensagem ou atitude você julgaria importante transmitir, na primeira reunião da nova Diretoria, para acelerar a formação de um novo time, coeso e eficaz?

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