Table Partners

Consultoria de estratégia e liderança

Coleção voltada aos desafios da liderança de empresas familiares

by Mauro Mello

Colecao Aronoff-WardA renovação de gerações no comando das empresas familiares ao redor do mundo, tende a ocorrer em ondas mais ou menos simultâneas, num ritmo ditado pelos ciclos de inovação do capitalismo e pelo ciclo de vida do ser humano normal. À medida em que mais uma transição de gerações se aproxima, o número de livros dedicados ao assunto se eleva rapidamente. Para quem, como nós da TABLE PARTNERS, tem que se manter atualizado no tema, muitas vezes é difícil acompanhar o volume dos lançamentos. Para dificultar as coisas, a qualidade dos materiais publicados é bastante heterogênea – muita coisa boa, mas muita coisa ruim também.

Então, aqui vai uma dica de leitura que continua a funcionar muito bem, mesmo não estando na safra de lançamentos novíssimos: a coleção “Family Business Leadership Series“, de autoria de dois professores da Kellogg School of Management, Craig Aronoff e John Ward.

Cinco coisas me agradam muito nessa coleção:

  1. Ela é publicada em 22 livros curtos (cerca de 60 páginas), cada um focado em um tema específico e dividido em capítulos também curtos e objetivos, o que permite uma leitura muito rápida, de alto aproveitamento
    .
  2. O tema de cada livro é sempre muito relevante e tratado por uma ótica muito cara ao acionista familiar. Eis alguns dos títulos da série:
    • Family Business Governance: Maximizing Family and Business Potential
    • Family Meetings: How to Build a Stronger Family and a Stronger Business
    • Preparing Successors for Leadership: Another Kind of Hero
    • Making Sibling Teams Work: the Next Generation
      .
  3. Cada livro vem com duas listas, sintetizando um aspecto importante do seu tema – uma na primeira contra-capa, outro na segunda. Eis alguns exemplos de listas, da coleção:
    • Ways to Make Sibling Owners Not Employed in the Business Feel Included
    • The Seven Stages of Successor Development
    • Key Questions for Family Meetings
    • Family Qualifications for Earning “Voice” in the Business
      .
  4. A excelente diagramação dos livros facilita a leitura e assimilação do conteúdo, num curto espaço de tempo
    .
  5. Apesar de curtos, cada livro tem um índice de assuntos (alfabético) detalhadíssimo, permitindo localizar praticamente qualquer assunto pertinente ao tema do livro, em todas as páginas em que ocorre (por que nossos livros, editados no Brasil, raramente têm índices alfabéticos?!)
    .

Para quem procura uma referência rápida e objetiva mas ao mesmo tempo sólida e prática, quer para um problema específico, quer para uma abordagem completa ao desafio da liderança de empresas familiares, essa talvez seja a melhor opção disponível.

Você recomenda outras boas referências, para o tema “liderança de empresas familiares”?

Vote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigoVote neste artigo
Loading...